Wiki de Dragonlance Wiki
Advertisement

Khas: O Jogo de Dragonlance[]

"Você prendeu meus dracos. E ainda tem um número suspeito de exércitos em jogo." O elfo guerreiro levantou os olhos da mesa de Khas para o rosto de sua oponente. Ela parecia jovem e bonita, mas em seus olhos brilhava a sabedoria de séculos incontáveis. E malícia. "Não se preocupe, querido. Seus campeões continuam leais, e parece que seu guardião é uma força a ser considerada." Ela falava em tons melódicos e doces, permeados pela vilania. Ela estendeu a mão para sua fortaleza para fazer sua jogada. "Ilegal." Ele disse. "Uma fortaleza não voa, você não pode ultrapassar meu Exército." Ela sorriu enquanto ele falava, então concluiu sua jogada. "Não?" Ela murmurou. O elfo guerreiro com cabelos de platina empalideceu quando viu sua jogada, e quando viu que ela tinha pelo menos uma fortaleza que podia voar. ~Um trecho do Iconocronos. O jogo de Khas é um jogo krynense muito parecido com o nosso jogo de xadrez. O jogo é jogado por dois jogadores opostos, cada um dos quais controla um conjunto de peças coloridas, brancas ou pretas. Há trinta e três peças no Khas.

As Regras[]

Cada jogador, em turnos alternados, move apenas uma peça. O jogo é vencido quando um jogador captura o Relíquia de seu oponente ou captura todas as outras peças de seu oponente. Quando uma peça termina seu movimento em um hexágono ocupado por uma peça oposta, a peça do jogador oponente é (geralmente) capturada. Algumas peças têm bordas blindadas e não podem ser capturadas por essa direção. Cada peça se move de forma diferente de acordo com a direção em que está virada. Virar a direção de uma peça é um movimento.

O Exército[]

Há oito Exércitos em um conjunto. O símbolo para um Exército é uma estrela da manhã (preta) ou uma espada (branca) cruzada com uma flecha. Um Exército move um hexágono para frente, exceto em seu primeiro movimento do jogo, quando pode mover um ou dois hexágonos para frente ou um espaço diagonalmente. Um Exército só pode se mover se não estiver bloqueado. Um Exército só pode capturar uma peça movendo-se diagonalmente para frente um hexágono.

O Campeão[]

Há dois Campeões em um conjunto. O símbolo para um Campeão é um punho erguido segurando uma meia-lua (preta) ou um triângulo (branco). Um Campeão se move em qualquer número de hexágonos, mas apenas em uma diagonal reta.

O Draco[]

Há dois Dracos em um conjunto. O símbolo para um Draco é um dragão cuspindo fogo. Um Draco se move dois hexágonos em qualquer direção e depois um hexágono diagonalmente, ou pode mover um hexágono em qualquer direção e dois hexágonos diagonalmente. Um Draco pode voar sobre qualquer outra peça, exceto o Escudo.

A Fortaleza[]

Há duas Fortalezas em um conjunto. O símbolo para uma Fortaleza é um portão de castelo, marcado por meias-luas (pretas) ou triângulos (brancos). Uma Fortaleza se move em qualquer número de hexágonos para frente e para trás, ou pode se mover um hexágono para cada lado.

O Guardião ou O Deus[]

Há um Guardião em um conjunto. O símbolo para um Guardião é uma meia-lua (preta) ou um triângulo (branco). Um Guardião se move em qualquer número de hexágonos em qualquer direção. Um Guardião tem duas bordas blindadas: frente e trás. Apenas ataques de uma borda desprotegida podem capturar um Guardião.

A Relíquia[]

Há uma Relíquia em um conjunto. Se seu oponente capturar sua Relíquia, você perde o jogo. O símbolo para uma Relíquia é um pedestal sustentando três meias-luas (pretas) ou três triângulos (brancos). Uma Relíquia se move um hexágono em qualquer direção. Uma Relíquia tem duas bordas blindadas: frente e trás. Apenas ataques de uma borda desprotegida podem capturar uma Relíquia.

O Escudo[]

Há uma peça neutra, o Escudo. O símbolo para o Escudo é um brasão de ampulheta acima de um campo dividido em preto e branco. O Escudo não se move e bloqueia todo movimento.

Preparação do Jogo[]

As peças do jogo começam de acordo com o gráfico abaixo. O jogador que controla o conjunto branco é o primeiro a se mover. Khas

Advertisement