Wiki de Dragonlance Wiki
Advertisement

Krynn é o terceiro planeta no sistema solar de Krynnspace. Diferentes raças habitam sua superfície. Os deuses de Krynnspace têm seu foco principal neste planeta. É o principal tabuleiro de xadrez de seus jogos.

O mundo de Krynn foi forjado por Reorx, quando ele golpeou seu martelo na Bigorna do Tempo, forçando Caos a desacelerar seu ciclo de destruição, durante a Era do Nascimento das Estrelas. Acredita-se que existam cinco continentes principais em Krynn, embora também existam muitas ilhas e massas terrestres menores.

Superfície e Clima[]

A superfície de Krynn é principalmente coberta por água. Dois continentes dominantes compõem sua terra, com 3 continentes menores e outras massas terrestres menores, ilhas. O equador é tropical, mas se torna mais temperado perto dos polos. Cada polo é ártico por natureza. As áreas polares são cobertas de neve e gelo.

Lista de Continentes[]

Krynn por volta de 351 AC

Krynn por volta de 351 DC

Adlatum

Artigo principal: Adlatum

Taladas[]

O maior continente fica ao nordeste de Ansalon, no hemisfério norte. Sua massa terrestre tem cerca de 1.900 de oeste a leste e 1.300 de norte a sul. O Cataclismo, conhecido pelos taladanos como a Grande Destruição, dividiu o continente em várias massas terrestres grandes todas agrupadas ao redor do Mar Ardente. Características geográficas notáveis incluem o Oceano Guurlamskas ao norte, o Oceano Sem Vento ao sul e o Oceano Ocidental, adequadamente nomeado.

Duas características únicas são as Terras Brilhantes, onde a terra é composta de areia preta que corta como lâminas e o solo é como um lago de vidro preto. A outra área é o Mar Ardente, esta seção de Taladas é onde os deuses ficaram presos no dia do grande cataclismo. Nada além de um mar derretido permanece.

Ansalon[]

Talvez o mais conhecido dos continentes de Krynn, Ansalon está localizado no hemisfério sul. Ansalon é cercado pelo Oceano Turbido ao norte, o Oceano Courrain ao leste, a terra de Icereach ao sul e o Mar de Sirrion ao oeste. Ansalon era uma única massa terrestre, exceto por algumas ilhas como a Ilha de Sancrist. O Oceano Turbido fazia fronteira com Ansalon ocidental naquela época, até que o Cataclismo destruiu o Império de Istar e causou grandes mudanças tanto na terra quanto no mar. Ansalon tem aproximadamente 1.300 milhas de leste a oeste e 1.000 milhas de norte a sul. Ilhas notáveis perto de Ansalon incluem as Ilhas do Mar de Sangue, Ergoth do Norte, Ergoth do Sul, Ilha de Sancrist, Schallsea e Fortaleza da Tempestade. Essas terras têm todas as características básicas da terra, embora entre o deus Caos e os Senhores Dragões, algumas tenham sido alteradas durante e após o segundo cataclismo.

O Caos devastou a terra durante o Segundo Cataclismo. Em seu rastro, todas as áreas que ele tocou foram alteradas de alguma forma. Lugares notáveis são Dentes do Caos e Pegada do Caos.

Os Senhores Dragões usaram meios mágicos para mudar as terras circundantes de seus reinos. Fazendo com que as características geográficas extremas fossem mais do seu agrado. A alteração mais dramática foi a exuberante terra conhecida como Kendermore. Esta terra foi transformada em um deserto estéril, pontilhado de vulcões.

Icereach[]

Icereach pode ou não ser um continente, mas é uma das maiores massas de terra de Krynn. Muito de Icereach é inexplorado, e pode se estender ao sul por milhares de milhas. O Glaciar Muralha de Gelo conecta a terra congelada a Ansalon. É aqui nesta região que Chorane está localizada.

Ithin'carthia[]

Localizado em algum lugar a leste de Ansalon, o pequeno continente de Ithin'carthia é o lar dos Tarmak de pele azul e seus vizinhos subjugados Damjatt e Keena. Os brutos Tarmak são um povo estranho que respeita apenas o poder e considera uma honra ser queimado pelo bafo do dragão.

Corpos de Água[]

  • Oceano Courrain *Oceano Guurlamskas *Mar de Sirrion *Oceano Turbido *Oceano Sem Vento *Oceano Ocidental

Pequenas massas terrestres e Ilhas[]

  • Ilhas do Dragão Ao norte de Ansalon, perto do equador de Krynn, estão oito ilhas conhecidas coletivamente como Ilhas do Dragão. Esta cadeia de ilhas é considerada um mito para a maioria dos habitantes de Krynn, e é o lar dos dragões bondosos. *Escolha de Taladas A Escolha de Taladas é uma cadeia de ilhas de coral localizada a sudoeste de Taladas, mas a nordeste do Mar de Watermere subaquático. A ilha Irda de Anaiatha estava aqui uma vez, mas se separou durante o Cataclismo. O restante daquela ilha é chamado Selasia e é a maior ilha da Escolha.

Predefinição:Ver também

== História == A maioria da história de Krynn é na verdade a história de Ansalon, pois é o continente mais conhecido. A história de Krynn é medida nos seguintes períodos de tempo: PC, ou Prae Cataclius, significando antes do Cataclismo, AC, ou Alt Cataclius, significando depois do Cataclismo, e SC, ou Secundus Cataclius, um período de tempo que se sobrepõe ao AC e significa o tempo depois da Guerra do Caos. Também é dividida em cinco Eras, a Era do Nascimento das Estrelas, a Era dos Sonhos, a Era do Poder, a Era do Desespero e a Era dos Mortais.

Era do Nascimento das Estrelas[]

Artigo principal: Era do Nascimento das Estrelas

A Era do Nascimento das Estrelas viu a criação do mundo e a formação das primeiras raças.

Era dos Sonhos[]

Artigo principal: Era dos Sonhos

A Era dos Sonhos contém a Primeira Guerra dos Dragões lutada pelos elfos sob Silvanos Goldeneye contra os dragões malignos. Os elfos prevaleceram contra os dragões malignos usando pedras mágicas que foram perdidas após a guerra. Kender, minotauros e anões começam a se estabelecer, no entanto, os anões perturbam as pedras mágicas e libertam os dragões malignos novamente. Isso dá início à Segunda Guerra dos Dragões, que é encerrada pelo grande poder de vários magos, no entanto, esse poder marca a terra de Ansalon. Esses magos aprendem a lei da magia e formam os Magos da Alta Feitiçaria e as Torres da Alta Feitiçaria. Após essa guerra, a Guerra do Parentesco é lutada, e Qualinesti é fundada. Mais tarde, a Rebelião da Rosa é liderada contra o Império de Ergoth e Solamnia é fundada por Vinas Solamnus. Além disso, Istar é fundada nesta Era. A Terceira Guerra dos Dragões irrompe, levando ao grande sacrifício de Huma Dragonbane para manter Takhisis afastada do mundo.

Era do Poder[]

Artigo principal: Era do Poder

A Era do Poder vê o surgimento de Istar. Paladine tem grande estima pela nação relativamente nova. Istar cresce e começa a negociar, ficando mais forte a cada dia até se tornar uma grande potência mundial. Istar luta com várias nações em protesto contra seu crescente poder. O Reipriesta começa a governar Istar e se declara o centro moral do mundo. Istar começa a perder de vista o equilíbrio entre o bem e o mal e tenta erradicar o mal no mundo. Os magos são perseguidos pelo Reipriesta e são obrigados a se retirar para a Torre de Wayreth. Logo, o Reipriesta exige dos deuses o poder que deram a Huma Dragonbane na esperança de destruir todo o mal. Os deuses ficam furiosos e atiram uma montanha de fogo em Ansalon, um evento conhecido como o Cataclismo.

Era do Desespero[]

Artigo principal: Era do Desespero

A Era do Desespero é um tempo de fome e de maldade. Nações descem à miséria, e os Cavaleiros de Solamnia se tornam um grupo desonrado. Takhisis se prepara para lançar a Guerra da Lança sobre Ansalon. Quando a Guerra da Lança irrompe, os Heróis da Lança lutam contra Takhisis, levando à derrota de seus exércitos em vários fronts e sua derrota total em Neraka quando Berem, o Homem Eterno e o segredo para a derrota ou sucesso final de Takhisis, é permitido morrer. Após a Guerra, Raistlin Majere começa seus planos para ascender à divindade e isso culmina na destruição de Palanthas. Além disso, os Cavaleiros de Takhisis são formados por Ariakan. A Guerra do Caos irrompe e em seu terrível rastro a Era dos Mortais começa.

Era dos Mortais[]

Artigo principal: Era dos Mortais

A Era dos Mortais vê o surgimento dos Senhores Dragões, um grupo de dragões incrivelmente grandes e poderosos que assumem o controle das terras de Ansalon. Com a perda da magia arcana e clerical tradicional, Palin Majere estabelece a feitiçaria e Goldmoon estabelece o Misticismo. Anos depois, a Guerra das Almas chega a Ansalon, onde é descoberto que Takhisis roubou o mundo dos outros deuses para se tornar a única deusa. Vários Senhores Dragões morrem durante este tempo, incluindo Malys, a Vermelha, a maior dos Senhores Dragões, e Beryl, a Verde, a governante de Qualinesti e das áreas ao redor, e Khellendros, o Azul, governante das terras ao redor de Solamnia. Takhisis ela mesma é morta porque foi privada de sua imortalidade, e Paladine também desce à mortalidade. No tempo atual dos romances, o mundo de Krynn ainda está se recuperando da Guerra das Almas.

Céu de Krynn[]

Há três luas no planeta de Krynn, e cada uma é o rosto de um dos deuses da magia. Eles escolheram não se colocar em estrelas ou planetas, mas estar o mais perto possível de Krynn para observá-lo. Os Magos da Alta Feitiçaria tiram poder dessas luas e de seus respectivos deuses. As luas são a lua branca Solinari, representando o deus da magia boa, a lua vermelha Lunitari, representando o deus da magia neutra, e a lua negra Nuitari, representando o deus da magia negra. Nuitari como uma lua é pouco conhecido; só pode ser visto por aqueles que o usam para sua magia. A maioria das pessoas acredita em apenas duas luas, Solinari e Lunitari. As luas muitas vezes são referidas ou traduzidas com o mesmo nome dos deuses da magia, portanto, nem sempre é o nome certo. Além disso, os outros deuses do mal e do bem têm uma constelação que os representa, enquanto os outros deuses da neutralidade, além de Gilean, que tem uma constelação, têm planetas. As constelações ocasionalmente desaparecem quando se acredita que o deus apropriado está caminhando em Krynn. Todas as constelações desapareceram brevemente durante o Cataclismo, e as constelações de Paladine e Takhisis desapareceram durante a Guerra da Lança. Durante as três décadas entre o Segundo Cataclismo e a Guerra das Almas, quando Takhisis roubou Krynn dos outros deuses, uma única lua branca pálida era a única lua de Krynn (este satélite não tinha nome e desapareceu depois que o mundo foi devolvido aos deuses e os outras 3 luas retornaram). Além disso, todas as estrelas mudaram. Predefinição:Ver também

Religião[]

Artigo principal: Lista de deuses Dragonlance

Existem sete Deuses e Deusas para cada alinhamento de bem, mal e neutralidade, incluindo os três deuses da magia, cada um dos quais corresponde a uma lua diferente. Solinari influencia a magia boa, Lunitari influencia a neutra e Nuitari influencia a magia sombria. Também existem vários deuses "menores", incluindo os deuses anões de Krynn, os deuses elfos de Krynn, os deuses humanos de Krynn e os deuses kender de Krynn.

Aventuras em Krynn[]

Artigo principal: Lista de livros de Dragonlance

Os livros de Dragonlance são ambientados no mundo de Krynn. Esses livros são freqüentemente baseados em módulos de RPG e são divididos em diferentes arcos, incluindo os arcos principais, as Crônicas, as Lendas e as Crônicas de Lost.

Predefinição:Dragonlance

Advertisement